O que você está esperando para ver 'Les revenants'?



Eu sei, se conselho fosse bom ninguém dava. Mas como eu sou legal, vim aqui só pra deixar uma dica: Les revenants é incrível. Depois de ouvir uns comentários bons sobre a série francesa, resolvi ver se era essa Coca-Cola toda mesmo e não me arrependi. Basicamente, é um drama sobre a volta de pessoas mortas aos seus lares algum tempo depois de terem passado dessa para melhor. Ah, é sobre zumbis? Não, não é sobre zumbis. Elas chegam inteirinhas, com a pele ótima, como se nada tivesse acontecido e sem memória alguma de ter desencarnado. Aí chegam, tomam um banho, comem um sanduíche (eles têm muita fome!), pedem desculpa pelo atraso. Uns quatro, dez anos depois - ou mais. Diante dessa situação desconcertante e bizarra, as famílias de cada um (ou o que costumava ser a família de cada um) têm as mais variadas reações, que vão do alívio ao desespero.


Parece simples, mas a forma como o roteiro vai conduzindo e entrelaçando essas histórias é envolvente e muito bem amarrada. O ritmo da narrativa é lento, assim como a vida dos moradores da cidadezinha onde se passa a trama, e isso serve para aumentar a curiosidade sobre a história dos personagens. Cada episódio mostra um flahsback importante (leia-se morte, na maioria das vezes) de um deles, mas os dramas dos protagonistas se alternam o tempo todo. Mais pro fim da temporada, a volta dos mortos ganha um novo contexto, que, tudo leva a crer, vai ser explorado no segundo ano. E aí vem a boa ou má notícia, dependendo do ponto de vista: a próxima leva já está garantida, mas, para quem se viciar, como eu, fevereiro de 2014 ainda parece bem distante.


A produção é derivada do filme homônimo de 2004, dirigido por Robin Campillo, mas tem uma abordagem diferente e personagens próprios. O sucesso na França foi tão grande que a série vai passar na Inglaterra com o título de Rebound, e já há uma adaptação britânica sendo feita. Vai por mim, vale a pena, e a primeira temporada tem oito episódios só. Se você ainda não está convencido, meu argumento final: minha mãe, que dorme vendo qualquer coisa na TV, encarou uma maratona e, depois de uma semana, ficava me perguntando: "Não tem mais daquela série não?". A escolha é sua, mas depois não diga que eu não avisei.



P.S.: Repararam que o blog está de cara nova, né? ;)
Giselle de Almeida

Nenhum comentário: