E o Oscar vai para...



Interrompemos a maratona para participar, mais uma vez, do bolão Oscar 2013 do DVD, Sofá e Pipoca, com nossos tradicionais palpites nas principais categorias da premiação. Claro que não poderiam ficar de fora os não menos tradicionais chutes nos quesitos técnicos e nas categorias em que eu não consegui assistir a um concorrente sequer (shame on me). Agora é torcer pelos nossos favoritos e falar mal de todos os outros agraciados pela Academia, seja pela falta de talento ou pelo vestido errado no tapete vermelho.

Em seguida, voltamos à programação normal. A maratona promete continuar até os últimos minutos antes da cerimônia. Só para os fortes.


Melhor filme

Indicados: Amor, Argo, As aventuras de Pi, Django livre, A hora mais escura, Indomável sonhadora, O lado bom da vida, Lincoln e Os miseráveis

Quem eu acho que vai ganhar: Lincoln. Mas acredito que Argo tenha lá suas chances.

Por quem eu vou torcer: Amor, que foi o filme que mais me perturbou entre todos esses da lista. Se Argo ou A hora mais escura ganhassem, também ficaria feliz. Mas não consigo entender a presença de O lado bom da vida nessa lista. Uma afronta.



Melhor ator

Indicados: Daniel Day-Lewis (Lincoln), Denzel Washington (Voo), Hugh Jackman (Os miseráveis), Bradley Cooper (O lado bom da vida) e Joaquin Phoenix (O mestre)

Quem eu acho que vai ganhar: Daniel Day-Lewis, porque o filme tem cara de Oscar e os americanos amam Lincoln. Ele é mesmo grande ator e fez um bom trabalho.

Por quem eu vou torcer: Joaquin Phoenix, que pegou um papel dificílimo e o colocou no bolso. Ele está inspiradíssimo, uma interpretação sublime. Já Bradley Cooper devia agradecer todos os dias por ver seu nome escrito no telão ao lado dos concorrentes.


Melhor atriz

Indicados: Naomi Watts (O impossível), Jessica Chastain (A hora mais escura), Jennifer Lawrence (O lado bom da vida), Emmanuelle Riva (Amor) e Quvenzhané Wallis (Indomável sonhadora)

Quem eu acho que vai ganhar: taí, estou na dúvida, mas aposto em Jessica Chastain.

Por quem eu vou torcer: Emanuelle Riva. Seria lindo, lindo, lindo, lindo, lindo demais se ela levasse a estatueta. Uma atuação sensível e emocionante.


Melhor ator coadjuvante

Indicados: Christoph Waltz (Django livre), Philip Seymour Hoffman (O mestre), Robert De Niro (O lado bom da vida), Tommy Lee Jones (Lincoln) e Alan Arkin (Argo)

Quem eu acho que vai ganhar: Christoph Waltz, que virou sensação, merecidamente, depois de Bastardos inglórios.

Por quem eu vou torcer: coronel Landa entrou pra minha lista de personagens inesquecíveis graças ao talento de Waltz, mas este ano nada supera a performance de Philip Seymour Hoffman. Um monstro.


O mestre

Melhor atriz coadjuvante

Indicados: Sally Field (Lincoln), Anne Hathaway (Os miseráveis), Jacki Weaver (O lado bom da vida), Helen Hunt (As sessões) e Amy Adams (O mestre)

Quem eu acho que vai ganhar: Anne Hathaway

Por quem eu vou torcer: Anne, pela cena de "I dreamed a dream", que foi de arrepiar. Sally Field também me emocionou, e Amy Adams estava incrível, mas fico com a princesa de Genóvia.



Melhor diretor

Indicados: Michael Haneke (Amor), Benh Zeitlin (Indomável sonhadora), Ang Lee (As aventuras de Pi), Steven Spielberg (Lincoln) e David O. Russell (O lado bom da vida)

Quem eu acho que vai ganhar: Michael Haneke. É o único da lista a quem eu daria o prêmio.

Por quem eu vou torcer: Michael Haneke. A meu ver, David O. Russell não poderia nem competir com esse longa, e Spielberg, que sempre vai ser meu ídolo por todos os filmes favoritos da minha infância, foi a minha decepção do ano.


Melhor roteiro original

Indicados: AmorDjango livre, O voo, Moonrise kingdom e A hora mais escura

Quem eu acho que vai ganhar: A hora mais escura

Por quem eu vou torcer: Django livre


Melhor roteiro adaptado

Indicados: Argo, Indomável sonhadora, As aventuras de Pi, Lincoln e O lado bom da vida

Quem eu acho que vai ganhar: Argo. Foi o que restou para o filme de Ben Affleck, por um dos filmes mais comentados do ano

Por quem eu vou torcer: Argo. É uma ótima história, bem amarrada e super bem contada.



No

Melhor filme em língua estrangeira

Indicados: Amor (Áustria), No (Chile)War witch (Canadá), O amante da rainha (Dinamarca) e Kon-tiki (Noruega)

Quem eu acho que vai ganhar: Amor. Prêmio de consolação.

Por quem eu vou torcer: como estou torcendo pelo austríaco na categoria principal (cruzemos os dedos), fico com o candidato latino-americano, que fala de um período importante na história do Chile de uma maneira original e crítica.


Melhor longa-metragem de animação

Indicados: Valente, FrankenweenieParaNorman, Piratas pirados e Detona Ralph

Quem eu acho que vai ganhar: Detona Ralph, que é uma gracinha e bem melhor que o careta Valente

Por quem eu vou torcer: Frankenweenie. Tim Burton é amor eterno, amor verdadeiro.


Melhor trilha sonora original

Indicados: Anna Karenina, Argo, As aventuras de Pi, Lincoln e 007 – Operação Skyfall

Quem eu acho que vai ganhar: As aventuras de Pi


Melhor canção original

Indicados: "Before my time" (Chasing ice), "Everybody needs a best friend" (Ted), "Pi's lullaby" (As aventuras de Pi), "Skyfall" (007 - Operação Skyfall) e "Suddenly" (Os miseráveis)

Quem eu acho que vai ganhar: "Skyfall"



Os miseráveis

Melhores efeitos visuais

Indicados: O hobbit - Uma jornada inesperada, As aventuras de Pi, Os vingadores, Prometheus Branca de Neve e o caçador

Quem eu acho que vai ganhar: As aventuras de Pi


Melhor maquiagem

Indicados: Hitchcock, Os miseráveis e O hobbit - Uma jornada inesperada

Quem eu acho que vai ganhar: O hobbit - Uma jornada inesperada


Melhor fotografia

Indicados: Anna Karenina, Django livre, As aventuras de Pi, Lincoln e 007 – Operação Skyfall

Quem eu acho que vai ganhar: 007 – Operação Skyfall


Melhor figurino

Indicados: Anna Karenina, Os miseráveis, Lincoln, Espelho, espelho meu e Branca de Neve e o caçador

Quem eu acho que vai ganhar: Os miseráveis



O hobbit - Uma jornada inesperada
Melhor direção de arte

Indicados: Anna Karenina, O hobbit: Uma jornada inesperada, Os miseráveis, As aventuras de Pi e Lincoln

Quem eu acho que vai ganhar: Os miseráveis


Melhor documentário em longa-metragem

Indicados: 5 broken cameras, The gatekeepers, How to survive a plague, The invisible war e Searching for a sugar man

Quem eu acho que vai ganhar: The invisible war


Melhor documentário em curta-metragem

Indicados: Inocente, Kings point, Mondays at Racine, Open heart e Redemption

Quem eu acho que vai ganhar: Open heart


Melhor edição

Indicados: Argo, A vida de Pi, Lincoln, A hora mais escura e O lado bom da vida

Quem eu acho que vai ganhar: Argo


Melhor curta-metragem

Indicados: Asad, Buzkashi boys, Curfew, Death of a shadow (doos van een schaduw) e Henry

Quem eu acho que vai ganhar: Henry



Paperman
Melhor curta-metragem de animação

Indicados: Adam and dog, Fresh guacamole, Head over heels, Maggie Simpson in 'The Longest Daycare' e Paperman

Quem eu acho que vai ganhar: Paperman


Melhor edição de som

Indicados: Argo, Django livre, As aventuras de Pi, A hora mais escura e 007 – Operação Skyfall

Quem eu acho que vai ganhar: As aventuras de Pi


Melhor mixagem de som

Indicados: Argo, Os miseráveis, As aventuras de Pi, Lincoln e 007 – Operação Skyfall

Quem eu acho que vai ganhar: Os miseráveis
Giselle de Almeida

Nenhum comentário: