Oscar 2011: Inverno da alma


Indicado nas categorias: filme, atriz (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante (John Hawkes) e roteiro adaptado


Então Inverno da alma é o filme superestimado da temporada. Já não tinha achado o trailer muito inspirado, e o filme só veio confirmar minha primeira impressão: o longa é mesmo chato. O ritmo é lento, a história demora a acontecer, as deficiências do roteiro são solucionadas com diálogos explicadinhos demais, os mistérios não empolgam muito. O que salva são os bons atores, mas nem dá para se animar com tantos personagens rasos, estereótipos dos americanos do interior e de contraventores, estes sempre mal-encarados e ferozes 24 horas por dia. Bocejos.

Consigo até entender a indicação de Jennifer Lawrence, cuja personagem, Ree, tem a imensa responsabilidade de cuidar da família. Com o sumiço do pai, um traficante conhecido nas redondezas, ela é quem cuida dos irmãos menores e da mãe doente. Para piorar a situação, eles estão prestes a perder a casa onde moram se o pai não aparecer para uma audiência. Ô vida difícil.


Assim como Ree, Jennifer também tem uma enorme responsabilidade: carregar o filme nas costas. Só que sua boa atuação não é suficiente para tornar a história interessante. O papel é comovente e tal, mas não prima exatamente pela originalidade. E a busca pelo pai também não chega a ser uma aventura. Cheia de atitude, ela cria inimigos quando começa a perguntar demais e é ameaçada constantemente, mas nem isso consegue aumentar o nível de tensão da história. Chega uma hora em que nem a gente quer saber mais o que aconteceu com ele. Pelo menos comigo foi assim.

No papel do tio da jovem, John Hawkes (a cara do Paulo Miklos!) faz milagre com o pouco que lhe é oferecido. É dele o personagem com mais conflitos da trama, que parece não ligar muito para o que aconteceu, mas explica que tem seus motivos e se torna importante e próximo de Ree com o desenrolar dos acontecimentos. Apesar de ter boas cenas, é mal aproveitado. Juro que eu queria terminar o texto com "apesar dos problemas, o filme..." mas não consegui achar nenhuma qualidade que me chamasse a atenção. Sorry. Não gostei mesmo.


No próximo post: Toy story 3
Giselle de Almeida

Nenhum comentário: