Festival do Rio 2009: Julie & Julia


Um aviso: não assistam a este filme na hora do almoço, como eu fiz. Impossível não ficar com fome diante de tantas receitas apetitosas. Mas gostoso mesmo é o filme de Nora Ephron, que consegue ser leve e divertido na medida certa. Poderia até ser um pouco mais curto, mas a duração de 123 minutos não chega a comprometer. É tempo suficiente para aproveitar a atuação (ótima como sempre) de Meryl Streep, que constrói sua Julia de maneira magnífica.

No longa, Amy Adams é Julie Powell, uma funcionária pública entediada com sua vidinha aborrecida. Um belo dia ela resolve encarar um projeto: criar um blog sobre comida, sua grande paixão. Seu desafio é recriar as receitas da famosa Julia Child, autora de um livro de culinária francesa, no prazo de um ano. E ao mesmo tempo que acompanhamos o esforço de Julie em cumprir sua meta, fazemos uma mágica volta ao passado, vendo a trajetória de Julia, que encontrou na cozinha o passatempo perfeito para seus longos dias em Paris.

Que Meryl Streep arrasa em qualquer papel, não é novidade, mas não dá pra não achar divertido vê-la num trabalho de composição como este: Julia Child era uma mulher grande, com sotaque forte, meio desajeitada, espalhafatosa, tinha tudo para cair no ridículo. Mas madame Streep consegue transformá-la numa personagem adorável. E se você acha que ela exagerou, dê uma olhada nesse vídeo (dica da Fabi).

Atriz que tem despontado em Hollywood, Amy Adams também surpreende, dá pra ver o quanto ela está segura no papel. Rostinho bonito, ela poderia ser mais uma entre zilhões a construir sua carreira em comédias românticas, mas ela tem apostado em estilos bem diferentes. Ponto pra ela, No mais, Nora Ephron tem todos os ingredientes na mão para fazer uma boa história: elenco coadjuvante afinadíssimo, bons diálogos e personagens carismáticos. É pra ver sem medo, meninas.
Giselle de Almeida

2 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Efeito colateral: Ainda estou com vontade de comer aquele cozido que queimou, e a sobremesa de framboesa, hummmmmmmmm

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP