Oscar 2009: Kung Fu Panda


Carnaval que nada! Fevereiro é mês nobre no calendário por ser época pré-Oscar. Claro que eu gosto de cinema o ano todo, mas nesse período estréiam filmes bons aos montes, e eu nunca consigo acompanhar o ritmo. É desumano. Mas, em vez de ficar chorando pitangas, resolvi fazer um "especial" aqui no blog com as minhas impressões dos filmes que estão concorrendo à estatueta dourada. Claro, não vou dar conta de tudo, ainda mais porque o tempo é curto (a cerimônia é no próximo dia 22, em pleno domingo de folia), e eu também me dedico a filmes que não foram indicados, né? Mas a idéia é a seguinte: a cada post, esta humilde blogueira que vos escreve fará um comentário sobre um filme concorrente a uma das categorias principais (até porque, vamos combinar, eu não tenho a menor condição de falar sobre qual é a melhor "edição de efeitos sonoros"). Agora, chega de papo furado e mãos à obra!

Kung Fu Panda: indicado na categoria longa de animação

Esse é um filme super bem-feito, com bons diálogos, personagens carismáticos, animação caprichada... mas não vai levar o Oscar. Por mais qualidades que tenha, Kung Fu Panda sofre do mesmo mal que as comédias live action (com atores): é uma comédia. O humor da animação da DreamWorks é mais infantil, mais trapalhão, não é o humor cool que faz a cabeça da Academia (como Procurando Nemo ou Monstros S.A.).

O personagem principal, o gorducho e atrapalhado panda Po, tinha como certo trabalhar no restaurante que herdaria do pai. Mas, no que acha ser um grande engano, acaba sendo nomeado um guerreiro, o único capaz de salvar o Vale da Paz do terrível leopardo das neves Tai Lung. E, a partir daí, vamos acompanhando sua "evolução" como guerreiro e sua relação com os Cinco Furiosos (os mestres Macaco, Tigresa, Garça, Louva-deus e Víbora), que não é nem um pouco amistosa.

Sabe aquelas seqüências de treinamento, com "Kung fu fighting" de trilha sonora? Está tudo lá. É uma homenagem aos antigos filmes de kung fu - óbvio que tirando sarro disso -, mas se fosse um filme do Quentin Tarantino teria mais credibilidade. Kung Fu Panda é divertido à beça, não só para as crianças, mas está condenado a não ser levado a sério.

No próximo post: Bolt - Supercão
Giselle de Almeida

3 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Adorei a idéia!
Tô louca p/ ler os próximos, não demora hein!

Giselle de Almeida disse...

Obrigada pela preferência! ;)

Fabiane Bastos disse...

De nada!