Bolão do Oscar 2015




É chegada a hora de um dos momentos mais divertidos do ano, o bolão do DVD, Sofá e Pipoca, aquele evento anual em que o Comentar é Preciso chega aos 45 do segundo tempo e chuta todas para bem longe da área. Mas aqui vale a máxima do "importante é competir", ou melhor, bom mesmo é dividir os pitacos e imoressões do ano com os amigos blogueiros cinéfilos. Esse ano a maratona foi devagar quase parando (shame on me), mas amanhã ainda deve rolar um retardatário por aqui (impedível hehe).

Indo ao que interessa, nossos preferidos e nossos palpites do ano. Rufem os tambores!

Melhor filme

Indicados: "Sniper americano", "Birdman", "Boyhood: Da infância à juventude", "O grande hotel Budapeste", "O jogo da imitação", "Selma", "A teoria de tudo", "Whiplash"

Quem eu acho que vai ganhar: Birdman. Pela ousadia narrativa, pela temática crítica, pelo jeitão debochado. Mas acho que "Boyhood" ou "Sniper americano" têm suas chances

Por quem eu vou torcer: "Birdman" e "Boyhood". "O Grande hotel Budapeste" é lindo, mas os dois, cada um a seu estilo, são os mais marcantes de um ano fraco. Um é frenético, o outro é plácido. Um é surrealista, o outro, naturalista. Um tem mais comédia, o outro tem mais drama. Mas os dois têm a coragem de sair do lugar comum, que afunda cada vez mais o cinema americano (e mundial)


Melhor diretor

Indicados: Alejandro Gonzáles Iñárritu ("Birdman"), Richard Linklater ("Boyhood"), Bennett Miller ("Foxcatcher: Uma história que chocou o mundo"), Wes Anderson ("O grande hotel Budapeste"),
Morten Tyldum ("O jogo da imitação")

Quem eu acho que vai ganhar: Tô na dúvida, mas vou de Linklater. Anderson e Iñárritu também estão no páreo, merecidamente

Por quem eu vou torcer: acho que a sensibilidade do Linklater precisa ser reconhecida, mas confesso que gostaria muito de ver Iñárritu no palco. Qualquer preferência por latinidade aqui não é mera coincidência


Melhor ator

Indicados: Steve Carell (Foxcatcher), Bradley Cooper (Sniper americano), Benedict Cumberbatch (O jogo da imitação), Michael Keaton (Birdman), Eddie Redmayne (A teoria de tudo)

Quem eu acho que vai ganhar: Eddie Redmayne, porque o papel é sob medida pro Oscar e blábláblá

Por quem eu vou torcer: o Batman, claro. Amo Benedict de todo meu coração e sou fã do Steve Carell (embora eu não tenha visto Foxcatcher ainda), mas Michael Keaton está incrível num papel incrível. Bradley Cooper está bem sim, obrigada, mas não sou grande fã do filme (explico mais aqui)


Melhor ator coadjuvante

Indicados: Robert Duvall ("O juiz"), Ethan Hawke ("Boyhood"), Edward Norton ("Birdman"), Mark Ruffalo ("Foxcatcher"), JK Simons ("Whiplash")

Quem eu acho que vai ganhar: JK Simons, e vai ser lindo. Um grande papel para um grande ator que não deveria fazer só coadjuvantes. Nem acho que ele seja nesse filme, mas isso é tema para outro post

Por quem eu vou torcer: Simons, pelos motivos acima. Embora o filme tenha seus problemas, sua performance é irretocável. Mas Ethan Hawke e Edward Norton também estava inspirados


Melhor atriz

Indicados: Marion Cotillard ("Dois dias, uma noite"), Felicity Jones ("A teoria de tudo"), Julianne Moore ("Para sempre Alice"), Rosamund Pike ("Garota exemplar"), Reese Whiterspoon ("Livre")

Quem eu acho que vai ganhar: Julianne Moore, e esse é meu único ponto certo nesse bolão. Só dá ela há meses nas listas de apostas dos críticos, então... Ansiosíssima para ver o filme
Por quem eu vou torcer: que triste essa lista, vi quase nada. Das que assisti, Felicity e Rosamund não merecem. Então fico com Julianne e Marion, que são incríveis 99% das vezes


Melhor atriz coadjuvante

Indicados: Patricia Arquette ("Boyhood"), Laura Dern ("Livre"), Keira Knightley ("O jogo da imitação"), Emma Stone ("Birdman"), Meryl Streep ("Caminhos da floresta")

Quem eu acho que vai ganhar: Patricia Arquette, e vou dar pulos de alegria se isso acontecer. Uma atriz incrível e tão subestimada, tomara que esse filme (e esse Oscar) dêem um upgrade na carreira dela. Merece só pela cena em que desabafa com o filho e me fez chorar (mentira, merece pelo filme inteiro)

Por quem eu vou torcer: preciso dizer? Arquette, né? E não sei nem o que Keira Knightley tá fazendo nessa lista, ela não pode estar na mesma frase que a Meryl Streep, que heresia

Melhor filme em língua estrangeira

Indicados: "Ida" (Polônia), "Leviatã" (Rússia), "Tangerines" (Estônia), "Timbuktu" (Mauritânia), "Relatos selvagens" (Argentina)

Quem eu acho que vai ganhar: Leviatã (chutômetro mode on)

Por quem eu vou torcer: Relatos Selvagens, que, além de ser o único da lista que consegui ver, é argentino e bom demais!


Melhor documentário

Indicados: O Sal da Terra, "CitizenFour, "Finding Vivian Maier", "Last days", "Virunga"

Quem eu acho que vai ganhar: uni-duni.... O Sal da Terra


Melhor documentário em curta-metragem 

Indicados: "Crisis Hotline: Veterans Press 1", "Joanna", "Our curse, “The reaper (La Parka), White Earth

Quem eu acho que vai ganhar: The Reaper


Melhor animação

Indicados: "Operação Big Hero", "Como treinar o seu dragão 2", "Os Boxtrolls", "Song of the sea", "The Tale of the Princess Kaguya

Quem eu acho que vai ganhar: Como treinar o seu dragão 2

Por quem eu vou torcer: Banguela!


Melhor animação em curta-metragem

Indicados: The bigger picture, The dam keeper, "Feast, "Me and my moulton, "A single life

Quem eu acho que vai ganhar: Feast


Melhor curta-metragem em 'live-action'

Indicados: "Aya", "Boogaloo and Graham", "Butter lamp (La lampe au beurre de Yak)", "Parvaneh", "The phone call"

Quem eu acho que vai ganhar: The phone call


Melhor roteiro original

Indicados: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo ("Birdman"), Richard Linklater ("Boyhood"), E. Max Frye e Dan Futterman ("Foxcatcher"), Wes Anderson e Hugo Guinness ("O grande hotel Budapeste"), Dan Gilroy ("O abutre") - 17/02

Quem eu acho que vai ganhar: Boyhood

Por quem eu vou torcer: Birdman ou Boyhood, fico feliz com os dois


Melhor roteiro adaptado

Indicados: Jason Hall ("Sniper americano"), Graham Moore ("O jogo da imitação"), Paul Thomas Anderson ("Vício inerente"), Anthony McCarten ("A teoria de tudo"), Damien Chazelle ("Whiplash")

Quem eu acho que vai ganhar: O jogo da imitação

Por quem eu vou torcer: O jogo da imitação, que não é brilhante, mas bem elaborado. Da lista, só não vi Vício inerente, e os outros não deveriam levar...


Melhor fotografia

Indicados: Emmanuel Lubezki ("Birdman"), Robert Yeoman ("O grande hotel Budapeste"), Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski ("Ida"), Dick Pope ("Sr. Turner"), Roger Deakins ("Invencível")

Quem eu acho que vai ganhar: Ida


Melhor edição

Indicados: Joel Cox e Gary D. Roach (Sniper americano), Sandra Adair (Boyhood), Barney Pilling (O grande hotel Budapeste), William Goldenberg (O jogo da imitação), Tom Cross (Whiplash)

Quem eu acho que vai ganhar: O jogo da imitação


Melhor design de produção

Indicados: "O grande hotel Budapeste, "O jogo da imitação", "Interestelar", "Caminhos da floresta, "Sr. Turner"

Quem eu acho que vai ganhar: Interestelar


Melhores efeitos visuais

Indicados: Dan DeLeeuw, Russell Earl, Bryan Grill e Dan Sudick ("Capitão América 2: O soldado invernal"), Joe Letteri, Dan Lemmon, Daniel Barrett e Erik Winquist ("Planeta dos macacos: O confronto"), Stephane Ceretti, Nicolas Aithadi, Jonathan Fawkner e Paul Corbould ("Guardiões da Galáxia"), Paul Franklin, Andrew Lockley, Ian Hunter e Scott Fisher ("Interestelar"), Richard Stammers, Lou Pecora, Tim Crosbie e Cameron Waldbauer ("X-Men: Dias de um futuro esquecido")

Quem eu acho que vai ganhar: Interestelar


Melhor figurino

Indicados: Milena Canonero ("O grande hotel Budapeste"), Mark Bridges ("Vício inerente"), Colleen Atwood ("Caminhos da floresta"), Anna B. Sheppard e Jane Clive ("Malévola"), Jacqueline Durran ("Sr. Turner")

Quem eu acho que vai ganhar: O grande hotel Budapeste


Melhor maquiagem e cabelo

Indicados: Bill Corso e Dennis Liddiard ("Foxcatcher"), Frances Hannon e Mark Coulier ("O grande hotel Budapeste"), Elizabeth Yianni-Georgiou e David White ("Guardiões da Galáxia")

Quem eu acho que vai ganhar: Guardiões da galáxia


Melhor trilha sonora

Indicados: Alexandre Desplat ("O grande hotel Budapeste"), Alexandre Desplat ("O jogo da imitação"), Hans Zimmer ("Interestelar"), Gary Yershon ("Sr. Turner"), Johann Jóhannsson ("A teoria de tudo")

Quem eu acho que vai ganhar: O grande hotel Budapeste


Melhor canção

Indicados: "Everything is awesome", de Shawn Patterson ("Uma aventura Lego"), "Glory", de John Stephens e Lonnie Lynn ("Selma"), "Grateful", de Diane Warren ("Além das luzes"), "I'm not gonna miss you", de Glen Campbell e Julian Raymond ("Glen Campbell…I'll be me"), "Lost Stars", de Gregg Alexander e Danielle Brisebois ("Mesmo se nada der certo")

Quem eu acho que vai ganhar: Selma


Melhor edição de som

Indicados: Alan Robert Murray e Bub Asman ("Sniper americano"), Martín Hernández e Aaron Glascock ("Birdman"), Brent Burge e Jason Canovas ("O hobbit: A batalha dos cinco exércitos"), Richard King ("Interestelar"), Becky Sullivan e Andrew DeCristofaro ("Invencível")

Quem eu acho que vai ganhar: Interestelar


Melhor mixagem de som

Indicados: John Reitz, Gregg Rudloff e Walt Martin ("Sniper americano"), Jon Taylor, Frank A. Montaño e Thomas Varga ("Birdman"), Gary A. Rizzo, Gregg Landaker e Mark Weingarten ("Interestelar"), Jon Taylor, Frank A. Montaño e David Lee ("Invencível"), Craig Mann, Ben Wilkins e Thomas Curley ("Whiplash")

Quem eu acho que vai ganhar: Whiplash

Giselle de Almeida

Nenhum comentário: