E o nome do filme é...


Como promessa é dívida, cá estou para prestar contas e mostrar quais são os filmes do desafio cinematográfico lançado no último post. As minhas fotos não ficaram idênticas porque foram feitas meio no improviso, mas o que vale é o espírito da brincadeira. Prometo (ops, mais uma dívida!) que na próxima tento fazer um esquema mais "profissional".

1) O fabuloso destino de Amélie Poulain

Basílica de Sacre Coeur, Montmartre, Paris
Cena de O fabuloso destino de Amélie Poulain
Esse era fácil, vai? Boa parte da história se passa no fofíssimo bairro de Montmartre, em Paris, e a sequência do "Siga as setas azuis!", em que Amélie tenta chamar a atenção de Nino fazendo um jogo de gato e rato é bem pertinho da Basílica de Sacre Coeur. E, claro, que antes de ir pra lá, tive que parar no café Deux Moulins. Lindo!

2) O diário de Bridget Jones

The Globe Tavern, Londres
A placa que não me deixa mentir
Cena de O diário de Bridget Jones
Essa não era tão óbvia, e o ângulo da minha foto também não ajuda muito, mas eu JURO pra vocês que  era nesse pub que a Bridget morava! Lá em cima está a plaquinha que não me deixa mentir e que diz que o filme Blue ice, com Michael Caine e Bob Hoskins, também teve cenas rodadas ali. Fica na região de Southwark, pertinho do Borough Market, em Londres.

3) A flor do meu segredo

Plaza Mayor, Madri
Cena de A flor do meu segredo
Eu me lembro de ter assistido ao filme e essa praça ter me chamado demais a atenção. Pois a Plaza Mayor, em Madri, é ainda mais bonita ao vivo e em cores. Ir à Espanha e não lembrar de Almodóvar é quase impossível, aliás.

4) A origem

Ponte de Bir-Hakeim, Paris
Cena de A origem
Cena de Último tango em Paris
A ponte de Bir-Hakeim, que serviu de cenário para o longa de Christopher Nolan, fica em Paris, bem próximo à Torre Eiffel. Ela não é muito famosa, mas tem uma visão muito boa do Rio Sena e da torre. Só por isso, já vale a visita. Outro filme rodado por lá foi Último tango em Paris.

5) Carne trêmula

Puerta de Alcalá, Madri
Cena de Carne trêmula
Almodóvar de novo, claro. A Puerta de Alcalá, um dos símbolos da capital espanhola, mereceu nada menos que a abertura do filme. Pouco antes de ela aparecer, a mulher que ajuda Isabel (Penélope Cruz) a ter seu filho dentro de um ônibus, diz para o recém-nascido: "Olha, Victor, Madri".

6) Meia-noite em Paris

Cremérie-Restaurant Polidor, Paris
Cena de Meia-noite em Paris
Woody Allen conseguiu a proeza de reunir tantos cartões postais e lugares escondidos da cidade nesse filme que ficou até difícil escolher um só para essa brincadeira. Mas esse restaurante, o Polidor, é o mais representativo, na minha opinião. É lá que Gil (Owen Wilson) conhece Hemingway (Corey Stoll), um dos intelectuais do passado que vão balançar suas convicções. Fica no 6º arrondissement, na rua Monsier-Le-Prince 41.

7) Um lugar chamado Notting Hill

The Notting Hill Bookshop, Notting Hill, Londres
Detalhe da placa da The Notting Hill Bookshop
E o que essa sapataria está fazendo aqui?
Cena de Um lugar chamado Notting Hill
Essa era, disparado, a mais fácil de todas. Mas tem uma pegadinha nessa história. Como mostra a plaquinha azul lá em cima, a The Notting Hill Bookshop (13-15 Blenheim Crescent) fica no lugar onde a livraria que deu origem ao filme existia. Mas o estabelecimento que serviu de locação para a comédia romântica estrelada por Hugh Grant e Julia Roberts fica em outro lugar: no número 142 da Portobello Road, onde hoje funciona... uma sapataria. É essa azulzinha, com cartazes do filme no interior.

8) Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones

Plaza de España, Sevilla
Cena de Star Wars Episódio II: Ataque dos clones
Cena de Lawrence da Arábia
Li uma vez, não me lembro onde, que Sevilha, na Espanha,  tinha servido de cenário para o longa e achei curioso. Mas vendo as cenas em que Padmé Amidala (Natalie Portman) e Anakin Skywalker (Hayden Christensen) chegam a Naboo não dá para imaginar como a Plaza de España é um lugar incrível. E ainda mais lindo sem computação gráfica. Lawrence da Arábia também teve algumas cenas gravadas no local.

9) Maria Antonieta

Palácio de Versalhes, França
Cena de Maria Antonieta
Como não associar o Palácio de Versalhes à mítica rainha da França? O longa de Sofia Coppola, protagonizado por Kirsten Dunst, é outro prato cheio para a brincadeira. Sejam nos pomposos salões ou nos lindíssimos jardins, fica difícil até escolher qual cenário de Maria Antonieta escolher.

Espero que tenham gostado!
Giselle de Almeida

2 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Como não lembrei da praça de A Flor do Meu Segredo??? :O

A da Bridget Jones era difícil hein!

Bem vinda de volta a atividade na blogsfera!

Giselle de Almeida disse...

Obrigada, Fabi! Tô tentando, aos poucos, retomar a rotina. Agora tenho que botar a leitura dos blogs alheios em dia! Já vi que vou pegar muitas dicas de filme lá no seu! :)

Poxa, a da Bridget era difícil! Você acertou Star Wars! hehehe