Cada um no seu quadrado



Eu sei que deve ter gente gritando "Robocop é coisa nossa!" desde que começaram os rumores de que José Padilha ia dirigir a refilmagem do longa de 1987. Mas agora que a notícia foi confirmada, fiquei, assim, meio frustrada. Sem querer ser do contra: adoro Tropa de elite 1 e 2, acho que são filmes corajosos e bem-executados, cada um na sua proposta. E virei fã do cineasta, que conseguiu imprimir sua marca e mostrar com sua filmografia que a sétima arte pode trazer assuntos sérios à tona sem virar uma versão estendida do Telecurso 2000. Porque cinema é entretenimento, sim senhor. Mas não consigo ver como Robocop se encaixa nisso tudo.

Ou alguém acha que esse não será mais um filme de estúdio, como centenas de outros que Hollywood produz todos os anos, com grandes interferências de produtores e finais modificados de acordo com os resultados das sessões prévias? Será. E soa estranho ver um diretor tão autoral e tão engajado em discutir questões fundamentais para a sociedade brasileira (concordem ou não com a ideologia dele) num projeto desses. Numa comparação grosseira, é como ver Glauber Rocha comandando a sequência de Avatar. Alguma coisa está fora da ordem. Acho que, talvez, o coronel Nascimento achasse que Padilha se vendeu ao sistema. E aí eu seria obrigada a concordar.
Giselle de Almeida

3 comentários:

Fabiane Bastos disse...

:(
Nao tinha pensado por esse lado. Desanimei.

Pronto! Agora fica mais facil diretor e estudio surpreenderem a gente.

Giselle de Almeida disse...

Fabi, não duvido que será um bom filme. E eu também adoro filmes de ação, não tenho preconceito. O problema é que acho que um blockbuster desses não tem nada a ver com ele, que costuma ser um cara mais engajado (sem ser chato). Qualquer um diretor de Hollywood poderia dirigir Robocop...

Cherry disse...

sério? nossa, eu ia morrer sem saber dessa! eu já acho uma pena que o José Padilha não dirija o filme... eu pagaria pra ver um brasileiro dirigindo robocop, ia morrer de curiosidade. mas aí é que está... sou muito curiosa. talvez a experiência não desse certo e o Padilha se desse mal e longe de mim querer isso pra ele.
é delicioso saber que robocop terá um remake, visto que ele marcou minha época. todas as crianças imitavam ele, a dancinha do robo veio dele, tinha vários brinquedos dele... eu adorava. espero que não estraguem que nem fizeram com o exterminador do futuro.