Comédia romântica às avessas


Eu tinha tentado assistir a (500) dias com ela no Festival do Rio, mas não deu. Sabe assim quando você sente que vai gostar de um filme? Pois é. Sorte minha que entrou no circuito pouco tempo depois. E olha que é difícil eu gostar tanto de uma história de amor que não deu certo (não, não é spoiler, fiquem tranquilos). É que o filme é tão bacaninha, bem editado, divertido, que a gente até esquece a parte ruim.

A primeira coisa boa é o protagonista, o fofíssimo Joseph Gordon-Levitt. Lembram dele, de 10 coisas que eu odeio em você, o garoto que queria sair com a irmã da Julia Stiles? Então, ele cresceu, continua com aquele ar tímido e adorável, e fica impossível não gostar dele. Dá até raiva da tal da Summer (Zooey Deschanel), a garota linda que NÃO quer compromisso com ele. É sempre assim, né gente, umas com tanto, outras com tão pouco... É quase uma inversão da clássica trama da garota romântica que se apaixona pelo bonitão. No caso, Tom é a mocinha, sem tirar nem pôr. É bonitinho na tela, embora eu ache que não existem exemplares masculinos dessa espécie.

E aí a gente vai acompanhando os altos e baixos do casal, em indas e vindas no tempo. A foto aí em cima mostra uma das minhas cenas favoritas, quando os dois estão no elevador, e ele descobre que ela também é fã do The Smiths. Aí ferrou, ele já estava ficando apaixonadinho... Uma hora, Tom e Summer estão felizes e apaixonados, outra hora, sem mais nem menos ela diz que eles devem parar de se ver. E tudo pra ele é tão complicado, ele sofre e nós sofremos junto. Seus melhores amigos tentam ajudá-lo a colocar as ideias no lugar. Mas embora os marmanjos tentem, é sua amiga pré-adolescente que lhe dá os melhores conselhos, o que não deixa de ser divertido.

Pra completar, acho que Zooey está se tornando minha nova atriz favorita do momento (depois de Sandra Bullock e Drew Barrymore, que fique claro). Ela nem é tão talentosa assim, mas é linda sem ser afetada e pega uns papéis meio alternativos, não faz o gênero protagonista-de-comédia-romântica. O primeiro trabalho dela que vi foi em Fim dos tempos, mas adorei mesmo foi a cantora maluquinha de Sim, senhor.

E olha que eu nem falei da trilha sonora do filme...
 
Giselle de Almeida

Um comentário:

Fabiane Bastos disse...

Adoro a Zoey, volta e meia agente se depara com ela em filmes que não espera, como o Guia do Mochileiro das Galáxias e Ponte Para Terabítia. Agora ela vai aparecer em um dos meus seriados favoritos Bones (ela é irmã da Emily Deschanel, que faz a Bones). Olha biografia dela 7 filmes em um ano!

Incrível como o carinha que queria ficar com a Bianca ainda tem a mesma carinha!

Ok! É oficial tenho que ver 500!