Oscar 2009: Dúvida


Indicado nas categorias: atriz (Meryl Streep), atriz coadjuvante (Amy Adams e Viola Davis), ator coadjuvante (Philip Seymour Hoffman) e roteiro adaptado

Só pelas indicações já dá pra sacar que Dúvida é um filme de atores. Adaptação de uma peça de teatro, a força do longa está nos diálogos e nas interpretações. E o elenco cumpre direitinho a tarefa que lhe foi dada. Meryl, em sua 15ª indicação ao prêmio, é forte candidata (como sempre) a levar a estatueta dourada.

Meryl Streep é irmã Aloysius, a rígida diretora de uma escola que resolve comprar briga com o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), que julga ser um pedófilo. Ela desconfia que ele estaria dando atenção demasiada para um aluno, o primeiro negro a se matricular na escola. O embate entre os dois, no início sutil, vai tomando força até se transformar em uma guerra de verdade. E ambos os atores conduzem essa escalada de forma magistral.

Amy Adams (que fez sucesso recentemente com Encantada) tem um grande papel nas mãos e se sai bem como a freira que desconfia do padre. Mas quem realmente me impressionou foi Viola Davis, que interpreta a mãe do menino que seria a vítima. Ela aparece muito pouco no filme, em duas seqüências apenas, mas sua participação é estarrecedora. O diálogo que ela trava com a irmã Aloysius é de uma força dramática incrível, com suas frases truncadas e visões de mundo limitadas. E emociona, mesmo que aquilo tudo cause revolta no espectador.

No próximo post: O curioso caso de Benjamin Button
Giselle de Almeida

Um comentário:

Fabiane Bastos disse...

Gostei! Quero ver esse também.

Nº 247 na milha lista de filmes pendentes, ai, ai...