Oscar 2009: Trovão tropical


Indicado nas categorias: ator coadjuvante (Robert Downey Jr.)


Robert Downey Jr. deve erguer as mãos pro céu todos os dias e agradecer pela oportunidade de ter aceitado fazer o protagonista de Homem de Ferro. O filme baseado no heróis dos quadrinhos conseguiu o grande feito de reerguer sua carreira. Tudo bem que em Zodíaco, o ator já havia conseguido um bom papel. Mas apenas depois de Tony Stark, Downey Jr. conseguiu se livrar de vez da imagem de beberrão encrenqueiro para ser visto como o que realmente é: um ótimo ator.

E, em Trovão Tropical, embora divida os holofotes com Ben Stiller (que também é o diretor), Jack Black e Tom Cruise (irreconhecível e absolutamente hilário), Downey Jr. brilha. O filme é uma grande sátira ao cinema americano, que adora uma história de guerra, com muitas mortes e explosões, de preferência. E seu personagem, um cara branco que se pinta de negro pra conseguir um papel provocou muita polêmica. Americano não entende o significado da palavra sátira mesmo. Mas Downey Jr. arranca gargalhadas também logo no início do filme, em um dos mini-trailers de cada um dos atores do filme dentro do filme. A idéia por si só já é ótima, mas se torna melhor ainda na parceria entre ele e Tobey Maguire. 

Downey Jr. não vai levar o Oscar. Mas sua indicação, além de ser um reconhecimento do seu trabalho, é também importante por incluir um personagem cômico nessa premiação geralmente tão sóbria. Tão importante quanto foi a indicação de Johnny Depp por seu Jack Sparrow de Piratas do Caribe. Como eu já disse num post anterior, comédia não pode ser considerada inferior ao drama.

Agora, aguardamos com ansiedade seu próximo projeto: Sherlock Holmes, do diretor Guy Ritchie. Elementar, meu caro Downey Jr.

No próximo post: Batman - O cavaleiro das trevas
Giselle de Almeida

Um comentário:

Fabiane Bastos disse...

Isso mesmo!
Até pq rir é o melhor remédio!!!