Sorria, você está sendo filmado


Gelou ao ler esse aviso numa loja e saber que está sendo observado o tempo todo? Imagine essa mesma situação na sua casa - na sala, na cozinha, no quarto, até no banheiro. E o detalhe mais importante: sem o seu consentimento. Essa é a história do (pouco conhecido) filme Vejovocês.com, que faz uma divertida sátira ao mundo dos reality shows. O assunto está longe de ser inédito (lembra de Show de Truman?), mas a abordagem do longa é ligeiramente diferente.

Tudo começa com uma picuinha entre o adolescente Colby e a filha de seu padrasto. Para se vingar, o rapaz instala câmeras no quarto da garota e transmite a intimidade dela pela internet. Com a ajuda da namorada, ele transforma a brincadeira inocente num rentável negócio. O site bate recordes de acessos; pra família toda entrar num big brother involuntário, é um passo. Só que, mais dia menos dia, alguém ia descobrir o que estava acontecendo.

Num primeiro momento, todos se revoltam contra Colby. Mas, diante de um argumento fortíssimo - um ótimo retorno financeiro - eles recuam, e decidem entrar no jogo. A partir daí, se dá a parte mais interessante do filme: na ânsia de atrair o público (e os anunciantes), a família se esforça para criar tramas, conflitos, inventam e substituem os "personagens", alteram a própria vida como se fosse uma novela. Além de protagonistas do show, eles são também seus executivos. A lógica é bem simples: atração interessante = audiência.

Recentemente fiz um trabalho na pós em que discutia justamente isso: será que o que as pessoas querem nesse tipo de programa é mesmo a realidade, ou apenas uma ficção disfarçada? Afinal, ninguém é interessante o tempo todo, daí a necessidade de se construir um personagem. Quem liga pra realidade se o show é mais atraente?
Giselle de Almeida

3 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Legal! Onde acho esse??Ja tá na locadora???

Giselle de Almeida disse...

Tá sim! Vi em DVD. O filme é de 2006.
bjs

Fabiane Bastos disse...

Tenho que começar uma lista! Quando finalmete for a locadora vou fazer um estrago!!!