Ele está de volta!


Tudo bem que depois de A dama na água ia ser difícil M. Night Shyamalan fazer outro filme tão ruim. Mas Fim dos tempos não é só o alívio dos fãs, é realmente uma boa história de suspense. Você pode até dizer que as explicações para o mistério principal não são suficientes, mas o final também não pretende ser conclusivo. E, sinceramente, dos males o menor. O importante é que o bom e velho Shyamalan está de volta!

O filme já começa intrigando: logo nos minutos iniciais, em pleno Central Park, todas as pessoas que passam pelo local se suicidam. O fato se repete aleatoriamente em outras regiões do país, o que provoca pânico entre a população e fuga em massa. Nós acompanhamos o drama através do professor de ciências Elliot (Mark Wahlberg), sua mulher, seu melhor amigo e a filha dele.

Durante o trajeto, o grupo acaba se separando, conhecendo outras pessoas e passando por todo tipo de percalço para conseguir sobreviver. Ninguém apresenta uma explicação satisfatória para o que está acontecendo e os primeiros boatos que correm dizem que terroristas teriam atacado o país ou até mesmo o governo dos Estados Unidos estaria envolvido. (Bom, se fosse, era só chamar o Jack Bauer...)

O clima de tensão lembra muito o injustiçado Sinais, que considero o filme em que Shyamalan se sai melhor na condução do suspense. A ameaça era invisível, e isso a tornava ainda mais assustadora. Novamente, é impossível não se envolver com o drama dos personagens, que parecem cada vez mais encurralados.

O elenco de Fim dos tempos é bem convincente, inclusive os coadjuvantes. Só é curioso que a pequena Ashlyn Sanchez tenha tão pouco destaque. Shyamalan costuma escolher bem o elenco infantil de seus filmes (vide Haley Joel Osment, Rory Culkin e a fofíssima Abigail Breslin). Mas, dessa vez, embora a trama de Jess seja interessante, a menina acaba sendo só um personagem secundário.

Ah, e uma curiosidade: desta vez, o exibido diretor não aparece na tela, sua participação é apenas uma voz ao telefone...
Giselle de Almeida

3 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Só pra contrariar!!!
Acho que não ficou mal explicado a causa dos estranhos fenomenos não!
Depois de assisitir 4 temporadas de Lost, a explicação do filme é mais que satisfatória, hehehe.

Aliais é bem capaz da ilha ser o ponto de partida dos "ataques", rsrsrs!!!

Giselle de Almeida disse...

Por falar na ilha, quando é que os mistérios vão começar a ser explicados??? A quarta temporada já tá perto do fim e até agora nada. Ai, meu Deus, vai acabar! E agora?

Fabiane Bastos disse...

E agora é esperar até o proximo ano! ô sacrifício!!!!