And the Oscar goes to...



É hoje! No dia da festa mais badalada do cinema mundial (reconheçam, meninas, a gente adora um tapete vermelho), o Comentar é preciso encerra o especial deste ano sobre os indicados ao prêmio fazendo algumas apostas. Ou qual seria a graça disso tudo, não é mesmo? Fiquei devendo alguns filmes, eu sei, mas a maratona foi bem maior que a do ano passado. Ou seja, em 2011, isso aqui vai bombar! ;)

Melhor animação

Indicados: Coraline, O fantástico Sr. Raposo, A princesa e o sapo, O segredo de Kells e Up – Altas aventuras 

Quem eu acho que ganha: Esse é barbada, né? A estatueta fica com Up, que é bom, mas não a ponto de ganhar a categoria principal. 

Por quem eu vou torcer: Por Up, que é bem feito, visualmente falando, e tem uma história com algumas qualidades, embora ache que não é dos melhores da Pixar. 

Melhor atriz coadjuvante

Indicadas: Penélope Cruz (Nine), Vera Farmiga (Amor sem escalas), Maggie Myllenhaal (Crazy heart), Anna Kendrick (Amor sem escalas) e Mo’Nique (Preciosa) 

Quem eu acho que ganha: A favoritíssima é Mo’Nique, que defendeu uma ótima personagem e tem uma atuação de tirar o chapéu.  

Por quem eu vou torcer: Na boa, vou ficar muito chateada se der uma zebra e qualquer outra atriz que não seja Mo’Nique leve o prêmio. Não vi Crazy heart, então não posso falar do desempenho de Maggie Myllenhaal, mas sempre a achei uma atriz mediana. Penélope é talentosa, mas sua personagem é um tanto batida. E as duas indicadas por Amor sem escalas, já comentei aqui, não entendo nem por que estão nesta lista.

Melhor atriz

Indicadas: Sandra Bullock (Um sonho possível), Helen Mirren (The last station), Carey Mulligan (Educação), Gabourey Sidibe (Preciosa) e Meryl Streep (Julie & Julia) 

Quem eu acho que ganha: Essa é difícil. Gabourey Sidibe se saiu bem em sua protagonista barra-pesada, um desafio e tanto, tem grandes chances. Helen Mirren é sempre forte candidata, assim como a recordista de indicações Meryl Streep. Mas acho que desta vez nem é pra tanto: sua Julia Child é divertida, mas não chega a ser memorável (leia mais sobre o filme aqui). 

Por quem eu vou torcer: Podem me processar, mas vou mesmo torcer por Sandra Bullock. Nem vi o filme ainda, mas ela foi elogiadíssima lá fora, e adoro ver alguém que sempre foi estereotipado pela crítica (no caso dela, a rainha das comédias românticas) surpreendendo. Tá certo, ela sempre escolheu filmes bobinhos, mas depois de um período reclusa, ela voltou com força total e o carisma de sempre. Não custa nada sonhar...

Melhor ator coadjuvante

Indicados: Matt Damon (Invictus), Woody Harrelson (The messenger), Christopher Plummer (The last station), Stanley Tucci (Um olhar do paraíso) e Christoph Waltz (Bastardos inglórios) 

Quem eu acho que ganha: Christoph Waltz foi "o" cara de Bastardos inglórios (leia mais sobre o filme aqui). Se o filme fosse ruim, só o coronel Landa já teria valido o ingresso (obrigada, Tarantino). Woody Harrelson também está no páreo 

Por quem eu vou torcer: Uma dica: "It's a bingo!"

Melhor ator

Indicados: Jeff Bridges (Crazy heart), George Clooney (Amor sem escalas), Colin Firth (A single man), Morgan Freeman (Invictus) e Jeremy Renner (Guerra ao terror) 

Quem eu acho que ganha: Embora eu só tenha visto dois dos indicados em cena, este Oscar está me cheirando a George Clooney. Acredito mesmo que até a lembrança de Amor sem escalas para melhor filme se deva ao galã. Mas os outros são candidatos de peso, então... 

Por quem eu vou torcer: Embora eu tenha gostado bastante de Jeremy Renner, vou ficar com Clooney. É um personagem menos óbvio, que exigia uma atuação mais contida e sutil, e, ainda assim, tinha que provocar empatia nas pessoas. Ele fez a lição de casa direitinho e conseguiu. 


Melhor direção

Indicados: James Cameron (Avatar), Kathryn Bigelow (Guerra ao terror), Quentin Tarantino (Bastardos inglórios), Lee Daniels (Preciosa) e Jason Reitman (Amor sem escalas) 

Quem eu acho que ganha: Essa briga vai ser boa! Dizem que Kathryn Bigelow é favorita (ok, eu admito, estou ignorando Avatar), mas se a estatueta ficar com qualquer um dos outros indicados, será justo. Acho que Lee Daniels fez um belo trabalho com uma história tão difícil e que poderia ser tão clichê, e Tarantino foi ousado, criativo e competente. 

Por quem eu vou torcer: Sou Tarantino F. C. desde criancinha.


Melhor filme

Indicados: Avatar, Um sonho possível, Distrito 9, Educação, Guerra ao terror, Bastardos inglórios, Preciosa, Um homem sério, Up – Altas aventuras e Amor sem escalas 

Quem eu acho que ganha: Acredito que Guerra ao terror leve a melhor, mas pode ser que Avatar ou Preciosa tenham conquistado mais fãs na Academia 

Por quem eu vou torcer:  Meu queridinho é Bastardos inglórios, não tem jeito. Foi o único que me fez sair da sala de cinema dizendo: "Cara, que filmaço!". Não preciso dizer mais nada, né?

Agora é a sua vez. Quais são os seus favoritos?
Giselle de Almeida

Nenhum comentário: